Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

SÓ COM EDUCAÇÃO

Num ciclo vicioso você ataca quem tem a responsabilidade maior.

Se uma base é fraca você começa a ruir a edificação atacando a base.
Para quebrar o ciclo vicioso  que impera no Brasil quanto a ineficiência da educação é preciso  atacar quem tem maior responsabilidade de formar e tomar a responsabilidade para si.

Cada professor tem de se esforçar por procurar os meios criativos pedagógicos e didáticos necessários a não deixar a peteca cair. O amor que os fez entrar nessa profissão não pode deixar a esperança de um futuro melhor morrer. Pois sem esperança não é possível viver nem construir. Não basta manifestações e  greves. É preciso comprometimento, e abandono de uma posição vitimista e letárgica.
Do lado do governo é preciso antes de tudo por como meta consertar a alavanca que impulsiona o Brasil para frente: a educação de todos, crianças, jovens adultos e idosos.

Para recuperar o tempo perdido investir-se-á mais. Cumprir as promessas de campanhas é mais que necessário, é urgente. Não há mais tempo a perder. nao somos um país pobre. Somos um país desorganizado e corrupto.

Pensemos bem: Se a péssima formação passa, aprova todo mundo, como sanar os males mais à frente?
Uma sociedade mal-educada não respeita nada. Autoridade, sobrenatural, natureza, leis. Reina a desordem e a recessão. Dá-se adeus à ordem e ao progresso.

Sem investir em inovações, criatividade, arte, música, ciência e técnica, filosofia com pensamento crítico  e tecnologia de nada adiantará ter muitas armas. O maior inimigo está dentro de nós: é a ignorância, e a incapacidade de controlar os impulsos da paixão que produzem  a ira e a violência. Quem não é educado pela paz e para a paz dificilmente  irá querer paz.

Um povo bem educado procurará construir em vez de destruir. Saberá seus valores e não menosprezará os dos outros. Seremos tanto mais humanos quanto mais formos bem criados, bem formados, bem cuidados.

A educação não é um dos caminhos, é o caminho que produz  caminhos. O mestre professor é o único capacitado para formar todos os outros profissionais. Não merece ele mais atenção? É claro que sim. Só com educação o Brasil mudará!